Blog Nerd E Geek

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Análise do filme "O Jogo Da Imitação" (The Imitation Game)


Mais uma cinebiografia que disputa o Oscar, O Jogo da Imitação, mescla realidade e ficção para contar a história do matemático e cientista da computação Alan Turing.
Alan Mathison Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Ele também é pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.

A narrativa tem início nos anos 1950. Onde Turing recebe a visita de policiais depois de uma denúncia. A partir daí um detetive resolve ir à fundo e acaba descobrindo a verdade.
A história então é contada em Flashbacks, mostrando o seu envolvimento na Segunda Guerra Mundial, onde o cientista trabalhou para a inteligência britânica, Planejando uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, e criou também uma máquina capaz de decifrar a máquina Enigma usada pelos alemães. E relatado também alguns acontecimentos de sua adolescência.
Alan Turing
A história em si é basicamente a mesma que ocorreu historicamente, mas algumas partes são romanceadas e nunca aconteceram, como a chantagem, a homenagem à paixão de infância (a máquina na verdade tinha nome de BOMBE e não "Christopher"). Outro exemplo é a morte do personagem. Condenado por homossexualismo, Turing teve como pena a castração química. Morreu um ano mais tarde, durante o tratamento. No filme, teria se suicidado. Já a história real diz que o suicídio foi, na verdade, um erro. Turing teria se envenenado acidentalmente. 
Outro fato é que Alan Turing, segundo alguns relatos era extremamente gentil e cordial o que não condiz integralmente com Alan Turing nos mostrado, talvez eles deram uma “shelockzada” nele para aproveitar o ator e atrair mais público.

O filme apesar dos clichês adotados para a construção da trama, mostra a história de uma pessoa excepcional e que salvou muitas vidas, além é claro de ter influenciado todo a ciência da computação, sendo considerado o pai da mesma.   


Um comentário:

  1. Excelente ponto de vista, para mim é uma grande história. O interessante é que The imitation game, em princípio, parece-II Guerra Mundial. Tem soldados, tanques, ecos de bombas, a sombra de Hitler. Avanços, percebemos que abrange mais do que um evento histórico. abrangido pela presente de nossas vidas. Alan Turing foi um herói injustamente esquecido. Turing não existiria sem Bill Gates ou Steve Jobs não teria existido. Mesmo algumas lendas atribuído à Apple Turing Wolf.

    ResponderExcluir