Blog Nerd E Geek

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Análise Filme Melancolia

Melancolia é um filme de 2011, dirigido por Lars von Trier, mas que só conheci recentemente, e posso começar falando que o filme é excelente.



O filme é dividido em duas partes, seguindo a história de duas irmãs, Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg), a primeira parte se inicia com o fiasco do casamento de Justine, que no decorrer da cerimonia se mostra desapontada e triste com tudo, causando constrangimento ao noivo que a abandona no dia seguinte. Um ponto interessante são as observações das estrelas feitas pelos personagens, que a priori não parece relevante, mas depois fará todo o sentido pra trama.



A segunda parte é intitulada Claire, e vai contar como Justine é cuidada pela irmã após os acontecimentos do casamento. Justine acabou entrando em depressão não tendo animo nem pra se alimentar ou tomar banho. Em meio a tudo isso John, marido de Claire, explica que a estrela que Justine havia avistado, Antares, havia sido ofuscada por um planeta que vaga pelo espaço, chamado Melancolia. É revelado eventualmente que o Planeta chegaria bem próximo da Terra, mas que nenhum mal aconteceria já que o planeta seria empurrado de volta. E a partir disso a trama se desenvolve para algo totalmente inesperado.


Melancolia além de ser o nome do planeta que passará perto da terra, é também claro um simbolismo a todo o clima do filme mostrando os dramas e a fragilidade dos personagens, o que contribui para a criação disso são os longos planos, que faz uso de câmeras tremidas ao som de sinfonias.
Vale também destacara abertura que é de tirar o folego, nela são mostradas várias cenas em câmera lenta, como pinturas em movimentos, Justine encara a câmera enquanto pássaros mortos caem, Claire carrega o filho com dificuldade por um campo de golfe, Justine aparece amarrada por ganhos, em outro momento aparece sendo levada pelas águas, um trabalho de fotografia realmente impecável. E o mais interessante é ver como essas cenas vão se interligando com alguns acontecimentos da história.




Melancolia foi uma grande surpresa para mim, principalmente como a trama foi construída, o filme é surpreendente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário