Blog Nerd E Geek

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Entendendo as Categorias do Oscar


Quem nunca assistiu o Oscar e ficou curioso com algumas de suas categorias, sem saber como elas são avaliadas ou como funcionam dentro do filme? Resolvi então coletar algumas informações aqui mesmo na internet para entendermos melhor, e assim é claro podermos avaliarmos melhor as nossas apostas. Vejam também Nosso Especial sobre o Oscar:  Clicando aqui


Primeiro segue um vídeo do canal "Os Bons Companheiros": 


Mais abaixo temos algumas informações retiradas do site cinema em cena:

Filme e Direção
A categoria que define o “melhor filme do ano” na verdade elege a “melhor produção do ano”. Isto porque a estatueta é concedida ao(s) produtor(es) do longa vencedor. Os indivíduos que a recebem são aqueles cujos nomes aparecem sob o crédito de “produzido por”, e não aqueles listados junto a “um filme de” (crédito reservado aos diretores). Ou seja, para a Academia, os principais responsáveis pela realização de um filme são os produtores, cujas funções vão desde financiar o projeto e contratar a equipe técnica até negociar a distribuição nos cinemas. Produtores executivos, co-produtores, produtores associados e outros não são considerados para o Oscar.
Uma outra regra que sempre causa polêmica nos bastidores é aquela que limita a no máximo três o número de produtores indicados. Como muitas vezes existem mais de três produtores em um filme, eles precisam chegar a um consenso para definir quais terão seus nomes creditados junto à Academia. Essa decisão é tomada com base nas funções que cada um exerceu durante o processo de produção.
Na categoria Melhor Direção não há muito mistério, uma vez que a indicação vai para os responsáveis por coordenar os elementos dramáticos, artísticos e técnicos do filme - resumindo, os diretores (que apesar de terem um respeito maior na indústria, no fundo, no fundo são considerados como “empregados” dos produtores, assim como os roteiristas e demais membros da equipe técnica). Não há uma regra específica no Oscar que limite a indicação a apenas um diretor. Se um longa foi dirigido por duas pessoas, ambas são indicadas.
Atores Principais e Coadjuvantes
Algumas regras para as categorias de atuações merecem nota. Por exemplo: antes do anúncio dos indicados, os membros do comitê de atores votam em todos os nomes elegíveis e eles mesmos decidem se um ator ou atriz é principal ou coadjuvante. A definição sobre em qual categoria o nomeado será encaixado depende do maior número de votos que ele receber. No caso de empate, são observados os números de votos necessários para a indicação se concluir como principal ou coadjuvante; o ator em questão será indicado na categoria na qual ele recebeu a maior porcentagem do total de votos.
Outro caso particular é que um ator só pode ser indicado uma vez em cada categoria. Se acontecer de ele receber votos suficientes para ser indicado por dois filmes como ator principal, por exemplo, a Academia utiliza procedimentos específicos para determinar qual será mantido e qual será descartado. Já no caso de um ator ser indicado como principal por um filme e como coadjuvante por outro, não há problema.
Por fim, um caso raro, mas para o qual a Academia se mantém atenta: não é considerada elegível uma performance de um ator que tenha todo seu diálogo dublado por outro ator. O mesmo vale no caso de uma performance ser totalmente baseada em canto e o ator apenas dublar as músicas. No entanto, se apenas uma parte da performance for dublada, o ator pode concorrer normalmente.
Roteiro Adaptado e Roteiro Original
Como roteiro adaptado entende-se qualquer roteiro escrito a partir de uma obra previamente existente, normalmente um livro, conto ou peça de teatro. Todas as continuações de filmes são inseridas automaticamente nesta categoria, já que seu roteiro deverá obrigatoriamente se basear na história do filme original. 
Os roteiros que não se baseiam em uma obra já publicada concorrem na categoria de roteiro original. 
Montagem
Depois que parte de um filme já foi rodada, os rolos são levados para a sala de edição, onde as imagens recebem uma ordem de acordo com o roteiro e a planilha de produção. Geralmente, as filmagens não ocorrem em ordem cronológica, por isso, a montagem deve colocar o filme na disposição certa, avaliando o tempo de duração de cada cena e excluindo as que não devem estar na versão final. Muitas vezes o montador trabalha em parceria com o diretor, valorizando os elementos artísticos e não se prendendo totalmente aos elementos técnicos.
Os indicados dessa categoria são definidos pelos membros do comitê de montadores da Academia, que escolhem cinco produções todo ano. Os profissionais indicados são aqueles considerados pela produção e pela Academia como os encarregados principais pela montagem.
Fotografia
Assim como ocorre na direção de arte, a função do diretor de fotografia está relacionada aos principais elementos visuais que constituem o projeto. Cabe a ele ajudar a escolher as locações do filme, ao lado dos produtores e do diretor, decidir as lentes e os negativos que serão utilizados nas câmeras e a maneira como a iluminação deve incidir no cenário. Ele deve sempre buscar atingir um equilíbrio entre as partes para que se possa cumprir tudo aquilo que foi discutido durante a pré-produção.  
Todo ano, os membros do comitê de cinematografia da Academia elegem cinco produções para o Oscar. Os profissionais indicados são apenas os responsáveis principais pela direção de fotografia, cujos nomes são definidos pela ordem que aparecem nos créditos de tela.
Direção de Arte
Durante o processo de produção de um filme, a diretor de arte é o responsável pelo aspecto visual, trabalhando na concepção dos cenários e orientando os outros membros da equipe, como o figurinista, o maquiador e o iluminador, por exemplo. É importante lembrar que a atividade do diretor de arte está diretamente ligada à grande parte dos elementos visuais que compõem o longa, tentando manter a harmonia entre eles para evitar, por exemplo, que o figurino chame mais a atenção do espectador do que a cena em si.
No Oscar, cinco produções são indicadas anualmente pelo comitê de diretores de arte (apenas os figurinistas não participam, já que possuem uma categoria própria). Somente concorrem ao prêmio o designer de produção e o cenógrafo responsáveis pela criação e execução do desenho conceitual de um filme. O diretor de arte só pode ser indicado se não houver umdesigner de produção creditado.
Figurino
Para concorrer ao Oscar de Melhor Figurino, as roupas utilizadas pelos atores em um filme precisam ter sido desenhadas por um figurinista especialmente para aquele filme. Quem define a elegibilidade de cada produção são os figurinistas integrantes do comitê de direção de arte. Eles se reúnem especialmente para esse propósito antes do envio das cédulas de votação que definem os indicados.
Maquiagem
Aqui são analisadas quaisquer alterações realizadas nos corpos e rostos dos atores através do uso de cosméticos, próteses e demais materiais físicos. O tratamento dado aos cabelos dos atores também está inserido nesta categoria. No máximo dois profissionais podem ser indicados e suas atividades devem ser descritas para o comitê de maquiadores, explicando os procedimentos adotados para a criação da maquiagem ou dos cortes de cabelo em questão.
Som e Edição de Som
Estas talvez sejam as categorias que causam maior confusão entre os espectadores do Oscar. Primeiro, vamos às definições. Som (que também pode ser lido como Mixagem de Som) envolve a gravação do áudio durante as filmagens, o que envolve a operação e o posicionamento dos microfones no set. Já Edição de Som consiste, como o próprio nome diz, em editar o áudio na trilha sonora do filme, incluindo aí não só o som ambiente gravado, mas também os diálogos e os efeitos sonoros criados posteriormente.
Na categoria Melhor Som é julgado o conjunto do trabalho de dois tipos de profissionais: os mixadores de regravação (no máximo três nomes) e o produtor de mixagem (apenas um nome). Quem define os nomes a serem indicados são o produtor e o diretor de som, que escolhem somente aqueles que contribuíram substancialmente para a mixagem final do som do filme.
Antes da etapa de votação, a Academia forma um comitê de inspeção que irá aprovar ou não o sistema sonoro dos cinemas oficiais da Academia, onde serão exibidos os filmes indicados a Melhor Som. Isto acontece com no mínimo uma semana de antecedência à exibição programada dos longas. Nenhuma alteração no sistema sonoro deve ser feita após a aprovação. Sendo assim, qualquer produção que necessite de uma modificação ou regulagem específica deve receber a aprovação do comitê antes da inspeção final para que possa ser exibida da forma pretendida.
Os indicados na categoria Melhor Edição de Som também são escolhidos pelo comitê que define os nomeados a Melhor Som. Mas, neste caso, o único profissional considerado para o Oscar é o supervisor de edição de som, que é responsável pelo planejamento, criação, direção e execução do design e da edição de som de cada filme. A Academia considera o supervisor como o principal “cabeça” da equipe de som: é ele quem toma as decisões e interpreta a visão do diretor para o restante da equipe. É ele quem aprova os efeitos sonoros e onde eles entrarão em cada cena. Além disso, ainda deve inspecionar a gravação das pré-dublagens e estar presente para supervisionar a mixagem final (ou seja, apesar de serem julgadas separadamente, as categorias de Som e Edição de Som estão intimamente ligadas).
Efeitos Visuais
Na categoria de Melhores Efeitos Visuais os membros da Academia analisam a contribuição dos efeitos para o conjunto da obra, a habilidade com que foram feitos e a veracidade das ilusões criadas. Para que um filme concorra nesta categoria ele deve apresentar imagens impossíveis de serem filmadas fisicamente, como construções que já não existem mais ou seres fictícios. A categoria inclui tanto efeitos criados através de computação gráfica, inseridos na pós-produção, como efeitos ópticos, realizados durante as filmagens. 
De 1939 a 1962 esta categoria se chamava Melhores Efeitos Especiais (no inglês, Best Special Effects), quando se dividiu nas categorias Melhores Efeitos Visuais Especiais e Melhores Efeitos Sonoros. A partir de 1972 (com exceção no ano de 1973, quando o prêmio não foi entregue) a nomenclatura foi novamente alterada, desta vez para Special Achievement Awards (algo como “Prêmio de Melhor Acabamento”) e permaneceu desta forma até 1996, quando recebeu o nome pelo qual conhecemos a categoria atualmente, Melhores Efeitos Visuais (Best Visual Effects).
Os profissionais que concorrem à estatueta são apenas os principais responsáveis pela criação dos efeitos visuais (no máximo quatro nomes). Por se tratar de um “prêmio artístico”, a Academia não considera produtores, coordenadores ou outros integrantes da equipe de efeitos, a não ser que eles também tenham participação criativa na realização dos efeitos.
Trilha Sonora Original e Canção Original
A trilha sonora é o conjunto de músicas feitas especificamente para o filme e que reforça sua dramaticidade. Seu autor é o compositor cujo nome é indicado ao Oscar. A canção original consiste do conjunto de letra e música e, assim como a trilha sonora, deve ter sido escrita especificamente para o filme. É obrigatório que a canção seja apresentada ao longo do filme de forma clara e inteligível ou ser a primeira música a tocar junto aos créditos finais. Somente os principais compositores e letristas de cada música são indicados ao prêmio. A Academia fornece não mais que duas estatuetas para esta categoria, mas se for constatado que uma terceira pessoa foi fundamental para a composição da música, um troféu extra pode ser concedido.
Pouca gente sabe, mas a Academia ainda possui uma categoria chamada Melhor Musical Original, dedicada a filmes musicais que possuem, em sua trilha sonora, cinco ou mais canções originais escritas pelo mesmo letrista e usadas como voice-overs ou representadas como números musicais. Cada uma dessas canções deve estar estritamente ligada ao enredo do filme. Essa categoria raramente chega a ser anunciada, pois ela depende de um pedido especial do comitê de música para ser ativada. Esse pedido só é feito se o comitê concluir que existe um número significativo de filmes musicais que justifique a entrega do prêmio.
Filme Estrangeiro
A Academia considera como “filme estrangeiro” as produções realizadas fora dos Estados Unidos, em uma língua que não seja o inglês. Os filmes não precisam ter sido exibidos nos cinemas americanos e cada país pode indicar apenas uma produção para concorrer nesta categoria. Este prêmio foi criado em 1947. 
Diferente das outras categorias, a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro é concedida ao filme vencedor, e não a um profissional específico. Quem recebe o troféu é o diretor.
Vale ainda lembrar que qualquer produção indicada também pode concorrer a outras estatuetas, desde que seja elegível dentro das regras de cada comitê. Contudo, a participação no Oscar é única: mesmo que o filme só venha a ser lançado nos Estados Unidos posteriormente, ele não poderá ser indicado em nenhuma categoria no ano seguinte, pois já terá concorrido como Filme Estrangeiro na edição anterior.
Filme de Animação e Curta de Animação
Para concorrer na categoria de Melhor Filme de Animação, a produção deve ter no mínimo 70 minutos e ao menos 75% de seu tempo de duração criado a partir de técnicas de animação. Este é o prêmio mais novo do Oscar, criado em 2001. 
O prêmio para os curtas de animação existe desde 1931, quando se chamava Short Subjects Cartoons. A partir de 1974 o nome foi alterado para o atual, Best Animated Short Film. Para concorrer nesta categoria, as animações devem ter menos de 40 minutos de duração. 
Curta-Metragem
Concorrem nesta categoria produções com menos de 40 minutos que tenham sido filmadas em live-action (ou “ação ao vivo”, isto é, com atores e/ou locações reais). Um curta nesta categoria precisa ter sido exibido em circuito comercial ou ter vencido o prêmio principal de algum festival competitivo reconhecido pela Academia. Filmes de estudantes só podem competir se tiverem vencido algum festival ou ganhado a medalha de ouro no Annual Student Academy Awards, o “Oscar universitário”, promovido pela Academia anualmente.
Documentário e Documentário - Curta-Metragem
Produções elegíveis ao prêmio de Melhor Documentário devem ser obras de não-ficção, lançadas nos cinemas e com duração acima de 40 minutos. As filmagens devem ter sido feitas nos locais reais em que ocorreram os acontecimentos abordados e aceita-se o uso parcial de fotografias, animações e filmagens de arquivo, contanto que o enfoque continue sendo factual. 
Caso o documentário seja exibido na TV antes de sua estréia nos cinemas ou nos seis meses seguintes da estréia, este estará excluído da competição. 
As mesmas regras se aplicam aos documentários de curta-metragem, alterando-se apenas sua duração, que deve ser de até 40 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário