Blog Nerd E Geek

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Análise do Filme: "Caminhos da Floresta" (Into The Woods)


Vamos começar dizendo que eu não sou muito fã do gênero musical, são poucos filmes que eu assisti e poucos eu gostei. Com relação a esse posso dizer que ficou no meio termo, isso porque o mesmo oscila entre momentos muito chatos e outros bem interessantes.
A Disney aproveitando desse momento onde os clássicos de contos de fadas estão ganhando uma nova roupagem mais sombria e diferente dos desenhos originais resolveu então adaptar o musical da Broadway Into the Woods (Que no Brasil ficou Caminhos da Floresta) para o cinema. Então vamos a história.
Primeira Parte

A primeira parte do filme se foca na história de um padeiro (James Corden) e sua esposa (Emily Blunt) que desejam ter um filho, mas sofrem com uma maldição lançada pela bruxa (Meryl Streep). E para a maldição ser quebrada a ela exige que o casal encontre quatro itens: Uma vaca branca como o leite, uma capa vermelha como sangue, uma mecha de cabelos amarelo como o milho e um sapatinho tão puro como o ouro. A partir desse ponto os contos de fadas que conhecemos entram na história.

Vaca = João e o pé de feijão(Daniel Huttlestone)
Capa = Chapeuzinho Vermelho(Lilla Crawford)
Cabelo = Rapunzel (Mackenzie Mauzy)
Sapato = Cinderela  (Anna Kendrick)
Depois de uma série de fracassadas tentativas, de uma maneira ou de outra todos acabam tendo os seus "felizes para sempre".
Segunda Parte

A segunda parte do filme pra mim foi a mais interessante, talvez porque a história tenha menos cenas musicais e a história ganhe um ritmo melhor, onde os personagens são melhor aproveitados, e bem mais aprofundados.
Essa parte da história relata o que acontece depois do "Felizes Para Sempre", e mostra as consequências dos fatos que se sucederam na primeira parte. O padeiro está preocupado por ser pai pobre, Cinderela não gostou nem um pouco da vida real, a bruxa fica sem poder e o reino começa a ser destruído por uma gigante que quer vingança. E a partir desse ponto os personagens precisam se juntar pra impedir que o reino seja destruído por completo  
E aqui as histórias ganham um final diferente do que acontece não nas histórias originais, e sim nas primeiras adaptações que foram feitas delas (Até porque todos nós sabemos que as histórias originais tem um tom mais de horror), quanto a esses desdobramentos eu prefiro não comentar, vai que é spoiler, mas eu vou deixar ai em baixo, se você não se importar com Spoiler é só selecionar e ler senão e só avançar que eu ainda vou comentar um pouco sobre as minhas considerações finais sobre o filme.
Spoiler
O que os personagens fizeram para alcançar os seus finais felizes continuar a assombrá-los: A mulher do padeiro beija o Príncipe da Cinderela e morre logo depois, ao cair de um penhasco enquanto fugia da esposa do gigante; A Bruxa "perde" Rapunzel quando ela foge com seu príncipe (Billy Magnussen); Cinderela rompe com o Príncipe após descobrir sobre sua infidelidade; e mãe e avó de Chapeuzinho Vermelho, juntamente com a mãe de João, são mortas em um tumulto causado pelas esposa do Gigante.
Em sequência, os personagens sobreviventes debatem sobre entregar João a esposa do Gigante, e logo culpam uns aos outros por suas ações individualistas que levaram à tragédia. Em última análise, culpam a Bruxa, que joga fora seu feijão restante reascendendo a maldição e recuperando seus poderes. Antes de desaparecer, ela amaldiçoa todos por serem egoístas.
Ao final, a esposa do gigante é morta, e os personagens seguem em frente com suas vidas arruinadas: o padeiro, pensando em sua esposa, está determinado a ser um bom pai; Cinderela deixa o príncipe e decide ajudar o padeiro; Jack e Chapeuzinho Vermelho, órfãos, vão viver com o padeiro e Cinderela. O filme termina com o padeiro contando a sua história a seu filho: "Era uma vez ..."
Spoiler
O que me deixou um pouco incomodado com o filme não foi nem a história em si, mas a forma como ocorreu a adaptação, o que me pareceu foi que filmaram um palco, e eu entendo que talvez essa foi uma escolha proposital da direção, mas não me agradou muito, a fotografia e os cenários pareciam não reais.
Levando tudo isso em consideração, com seus altos e baixos o filme é mediano, e não é um filme que eu tenha vontade de assistir mais de uma vez, mas fica ai a dica de um musical, onde os atores cantam bem ( Vai por mim tem musical sim onde os atores só desafinam), que a história tem a premissa interessante, mas com alguns pontos negativos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário