Blog Nerd E Geek

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Análise do Filme: O Lobo Atrás da Porta


        O filme é um suspense muito bem construído, o plot inicial da história relata o desaparecimento de uma criança, levando seus pais ao desespero (Milhem Cortaz e Fabíula Nascimento) a partir disso a trama se desenrola, e suspeitos começam a aparecer e assim o quebra-cabeça vai se montando, a primeira e principal suspeita é Rosa (Leandra Leal), que a princípio é uma conhecida da família.
      Os acontecimentos para se chegar a conclusão do caso, é feito através de flashbacks, mostrando cada lado da história, e eu pessoalmente gostei muito desse artificio e da forma que ele foi usado, com o uso dos trens marcando cada ponto de entrada e saída e também como uma forma de mostrar os encontros e passagens de tempo, um ponto também para o enquadramento que se foca nos rostos, mostrando cenas mais fechadas e tremidas, principalmente nas que ocorrem mais violência e que dá um clima mais agonizante.
       O elenco do filme é excelente, com atuações muito convincentes, mostrando o lado e as intenções de cada um, e quem assiste não sabe em quem acreditar, já que o roteiro ao longo do filme fornece pistas falsas, embaralhando mais ainda o quebra-cabeça que o espectador já começava a montar, mostrando aos poucos que personagens que antes pareciam inofensivos são capazes de fazer de tudo quando se entra em jogo a infidelidade, as suspeitas de traição, os ciúmes e os amores não correspondidos.
        A forma como o roteiro é construído, com quebras na história e no ritmo, é algo a se destacar também, o clima de suspense e drama, e até de violência são quebrados com as tiradas do delegado (Juliano Cazarré), e com a participação de Thalita Carauta, e mesmo com esses alívios cômicos o filme mantêm seu tom.
      Vale destacar a colocação do crítico Érico Borgo do Omelete “O filme trata de decepção, mentiras e sonhos de maneira realista, apoiando-se nos diálogos e longos silêncios, tão reveladores quando as palavras. A comunicação - ou tentativa de - é central ao filme e o trio principal não decepciona, dando interpretações de qualidade e o suporte que tais sequências, totalmente centradas nos personagens, necessitam.”
       É muito legal descobrir esse tipo de produção nacional, já que estamos cercados de comédias que mais parecem esquetes do Zorra Total e de filmes sobre favelas. E ver algo assim que quebra esse ciclo, e quebra também um pouco no nosso Pré-conceito com filmes nacionais basta saber procurar que tem muita coisa boa por ai.

Ah!, esqueci de falar que o final é muito bom.


O Lobo Atrás da Porta
Brasil , 2013 - 100 min.
Drama / Policial / Suspense
Direção: Fernando Coimbra
Roteiro: Fernando Coimbra
Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento, Tamara Taxman, Juliano Cazarré, Paulo Tiefenthaler, Thalita Carauta, Isabelle Ribas


Nenhum comentário:

Postar um comentário