Blog Nerd E Geek

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Análise da Série "Demolidor"da Netflix


O que acontece quando a lei não é suficiente para fazer o inocente ser livre e o culpado pagar pelo que fez? Quando devemos intervir para que a real justiça ocorra? E será mesmo que a justiça é cega?
Esses são alguns questionamentos levantados pela HQs que basearam a série (HQS essas que eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas que pretendo por isso não vou comparar a série com a HQ, mas somente falar sobre a versão televisiva) e agora pela ótima série produzida pela Netflix e como em outras produzidas originalmente pelo serviço de streaming (Orange Is the New Black, House Of Cards) essa em questão mantém a mesma qualidade que as demais.
E pelo menos duas coisas a série promete a primeira é a discussão sobre lei e justiça e a segunda é muito sangue. E isso é perceptível logo pela abertura da série mostrando o símbolo da justiça, cidades e o próprio personagem principal todos moldados com sangue.
A série então vai contar a história do advogado Matthew Michael Murdock (Charlie Cox)que junto com seu amigo Foggy Nelson (Elden Henson) recém saídos de um estágio e agora juntos decidiram abrir uma firma de advocacia que tem uma proposta diferente das grandes firmas corporativas e isso é mostrado logo no primeiro caso quando a dupla decide defender Karen Page (Deborah Ann Woll) de um crime que a mesma afirma não cometer e isso sem receber nada em troca

Provado a inocência de Karen que acaba por se tornar secretária da firma, e é através desse primeiro caso que toda a parte negra da cidade, toda a máfia seja ela russa, chinesa ou japonesa que agora parecem se unir através da figura de Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio), o mestre do crime que pretende "consertar" a cidade mesmo que pra isso ele precise matar alguém e assim acontece todo o desenrolar da trama até que o Demolidor possa iniciar sua luta por justiça.
A série faz uso de flash backs para revelar a história do passado dos personagens, ficamos sabendo então como Matthew perdeu a visão e o porquê dele possuir habilidades que outras pessoas com a mesma condição não possuem, a sua relação com o pai boxeador Jack “Batalhador” Murdock (John Patrick Hayden), os sacrifícios desse pai para dar uma educação melhor para o filho, a passagem dele por um orfanato após a morte do pai e também ficamos sabendo como ele aprendeu a lutar. O mesmo recurso é utilizado para vermos o passado do antagonista e dessa forma o humanizar revelando a infância do rei do crime como os constrangimentos que o mesmo passou na infância, o bullyng sofrido na rua, e os excessos do pai dirigidos tanto a ele como com sua mãe. Também nos aprofundamos na relação de amizade entre os amigos advogados antes da criação da firma.

A obra então vai mostrar os primeiros passos da luta do personagem por justiça como um vigilante ainda sem nome e que depois passa a ser conhecido como o Demônio de Hell's Kitchen e por fim como Demolidor, ainda com sua roupa preta comprada na internet e visto de um lado visto como herói do outro como um terrorista.
Outro personagem que vale destacar é Claire (Rosario Dawson) A enfermeira noturna que parece que vai interligar toda essa nova safra de séries de herói produzida pela Netflix além é claro de servir como interesse romântico do personagem principal.

A série tem um tom mais sombrio do que o adotado pelos outros produtos do universo Marvel e tem uma pegada mais Nolan, não possuindo os mesmo alívios cômicos que os filmes fazem uso e adotam após cada cena de ação ou cada cena mais pesada, e falando em cenas de ação é bom comentar que as mesmas estão fantásticas, todas as lutas foram muito bem feitas e bem coreografadas, além é claro do esforço dos idealizadores em fazer sequências de ações totalmente distintas uma das outras evitando a série de tomar um rumo muito repetitivo. E o que falar da fotografia? Que para remeter a essa pegada mais sombria que a série exige brinca com tons mais escuros e amarelados além é claro do uso de ângulos bem diferentes principalmente durante as lutas.
Claro que a série possui pontos negativos mais observados em seus atos finais, principalmente pelo embate final entre o Demolidor e o Rei do Crime que não conseguiu superar outras cenas de lutas mostrada na própria serie (Como a que ele resgata o garoto sequestrado), o que eu esperava era algo mais épico e foi apenas algo OK criaram um Hype muito maior em mostrar o traje do que do confronto em si.
É claro que esse detalhe não vai estragar toda a experiência de assistir a série que no momento pode ser considerada como a melhor série atual de herói (E eu gosto de quase todas as outras produzidas atualmente então sem mimimi). Fica ai então a dica de uma série bem bacana baseada em quadrinhos e que vale muito a pena maratonar e que ainda consegue superar o nível de apenas entretenimento e acaba levantando questões e discussões bem interessantes.
E se você procura um produto pra começar a conhecer os heróis fica ai a recomendação, mas vale o alerta que a série segue um lado mais sombrio e com um nível de violência acima das outras do gênero.
Ah! e só pra finalizar agora sim podemos dizer que o personagem foi redimido daquela bomba de filme produzido pela Fox em 2003, isso se deve principalmente pelo fato do personagem ter sido levado a série pelos produtores da série. Resta saber agora se Ben Afleck vai se redimir como Batman (Minha aposta é que sim).

2 comentários: